quarta-feira, 3 de julho de 2013

Vítimas

Hoje assisti a um filme de supense/horror, classificado como B, chamado Victim e com o patétito título em português de Meu Passado me Condena, produzido em 2010. Pesquisando mais detalhes sobre ele, fiquei sabendo que em 1961, foi realizado outro filme com o mesmo nome e com a mesma versão do título, mas com enredo bem diferente.

"Feito em 1961, pelo diretor inglês Basil Dearden (1911-1971), é um dos primeiros filmes a falar abertamente sobre homossexualismo. Com a impressionante característica de que, na época, homossexualismo era crime na Grã-Bretanha, crime que dava cadeia, e era considerado tão grave – como diz um personagem – quanto assalto com violência." Fiquei muito interessada em vê-lo também, pelo tema e pela participação do ator Dirk Bogarde. Mais detalhes aqui.

Mas voltando ao primeiro filme, é uma interessante história de suspense e há algumas cenas um tanto escatológicas, mas o que me surpreendeu, à medida que ia assistindo, é que ela ia ficando muito parecida com a narrada em A Pele que Habito, do Almodóvar, filme realizado em 2011, logo, um ano após o Victim. Não quero entrar em detalhes para não eliminar a surpresa, apesar de que não a senti muito, já que havia visto o filme do espanhol e fui reconhecendo a trama, à medida que a película avançava.

 

Não posso afirmar com certeza que Almodóvar copiou a história ou inspirou-se nela, mas vendo os dois filmes, percebe-se imediatamente o mesmo foco e a mesma sequência de fatos, com ligeiras diferenças. Porém, há cenas idênticas. Claro que o diretor espanhol colocou a sua marca especial na obra, mas o que estou alertando aqui é que sua trama não é original. E Victim, apesar de ser rotulado como um filme de horror B, é uma boa realização, com atores talentosos, mesmo que quase desconhecidos.

 

 Confiram e opinem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário