sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A animação de Hayao Miyazaki



Já assistiu a algum dos filmes de Hayao Miyazaki, o maior criador de longa-metragens de animação do Japão?
Caso afirmativo, reveja; se ainda não viu, não perca mais tempo, veja logo! A Viagem de Chihiro e Meu Amigo (ou Vizinho) Totoro são os meus preferidos.

"Hayao Miyazaki é um mestre na arte de encantar. Seus filmes nos transportam para mundos interessantíssimos e únicos. Suas criaturas, quase sempre estranhas e horripilantes, transbordam sentimentos que os humanos deveriam aprender a respeitar. Suas máquinas fantásticas fascinam pela criatividade e profundo conhecimento de mecânica. As cores explodem na tela em cenários oníricos. É impossível não se apaixonar por alguma personagem onde as simpatia e empatia andam juntas. Ele não faz questão de criar histórias onde haja uma disputa explícita entre heróis e vilões, as disputas individuais nunca se sobrepõem às preocupações coletivas. Miyazaki tira de cada coração adulto aquilo que ainda há de criança, isso é tão difícil de conseguir, só um talento como o dele pode sintetizar uma vida num gesto de coragem e devoção de uma personagem."

O universo animado de Hayao Miyazaki



Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro)/1988 - Duas irmãs mudam-se com o pai para uma cidade do interior para ficar junto da mãe, que está muito doente. O amigo Totoro surge para ambas (a mais nova o vê primeiro) como uma forma de superarem as dificuldades das mudanças.



A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi)/2001 - A família Ogino está de mudança para uma nova cidade, os pais estão empolgados, mas sua filha Chihiro, uma garotinha de dez anos está aborrecida por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. Chihiro irá fazer uma viagem diferente, a da transformação interna, atravessando um Universo cheio de perigos e seres estranhos, até alcançar a maturidade necessária para superar seus problemas.



O Castelo Animado (Howl no Ugoku Shiro)/2004 - Sophie estava resignada a trabalhar para sempre na chapelaria da família, mas seu destino muda ao conhecer o mago Howl. Por ciúme, a Bruxa das Terras Abandonadas a transforma em uma velha e Sophie sai de casa para arranjar um modo de quebrar a maldição. No castelo de Howl, torna-se faxineira e à medida que apaixona-se pelo mago, vai tornado-se, novamente, uma jovem.




Ponyo, uma Amizade que Veio do Mar (Gake no Ue no Ponyo)/2008 - Sosuke é um garoto de cinco anos que ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinho dourada cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele a salva e promete cuidar dela para sempre. Mas Fujimoto, um feiticeiro do fundo do mar que já foi humano, exige que Ponyo retorne. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

Outros títulos: Princesa Mononoke, O Serviço de Entrega da Kiki, Laputa, o Castelo no Céu , Nausicaä do Vale do Vento, Porco Rosso, o Último Heroi Romântico, Lupin III, O Castelo de Cagliostro - todos recomendados, a obra desse japonês merece ser apreciada na sua totalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário